sexta-feira, 13 de março de 2009

Redesign de marcas

Olá pessoal!!

Nossa, não sabia que o meu último post havia sido tão polêmico a ponto de me perguntarem se eu estava revoltado com os donos de agências daqui, acho que fui claro em meu post com relação ao que me incomodava e tenho certeza que todos com um mínimo de sendo de valor de seu trabalho, tempo dedicado ao estudo e investimento em livros e cursos também venha a se sentir ofendido com isso, mas não é a respeito disso que venho falar nesse post.

Como o título já diz tudo... Bem, como cheguei a redesign de marcas? Bom eu estava vagando pela internet e outros blogs em busca de referências e inspiração para alguns projetos e passei por vários sites e lembrei de alguns cases interessantes e alguns até mesmo polêmicos, como o redesenho da marca da Vale do Rio Doce, que agora se chama apenas Vale.

A marca ficou interessante, mas sinceramente não entendo como podem ter criado algo tão próximo em termos de cores e formas, será mesmo que não houve cuidado para que isso não acontecesse? O que será que houve com a parte de análise de similares e é claro da concorrência, em minha humilde opinião houve um plágio erro ao fazer a análise dos similares e por acidente ou o que chamamos de consciente popular resultou em algo bem parecido com a marca de outras duas empresas, achei uma imagem interessante para illustrar o quão próximo a marca conseguiu ficar em termos de cores com o Banco Real e o símbolo bem próximo da Vitelli. Não levem a mal, mas achei bastante divertida a piada com um quê de ironia...





Eita que o veneno nesses posts está escorrendo mesmo... Bom, voltando ao assunto, é sabido que a Vitelli abriu um processo contra a Vale. Entretando o resultado disso, nem precisa ser comentado o resultado disso, pois a marca da Vale continua um resultado que não me surpreendeu sobreduto depois do investimento maciço em publicidade para divulgação de sua nova "cara". Particularmente tirando ao que parece um plágio eu achei uma solução interessante e que tem haver com a empresa, as cores que representam o nosso país apesar de não ser mais estatal.

É por isso e por diversos outros motivos que deve-se ter muito cuidado ao fazer o redesenho de uma marca é necessário muito estudo e bastante EMBASAMENTO TEÓRICO, pesquisa, estudo do público alvo da empresa e etc. Muitas vezes algumas marcas precisam disso, embora geralmente são raras as que sofrem uma alteração tão brusca como foi a marca da Vale. Uma outra que está causando impacto é a Pepsi que mudou não apenas a marca como também mudou suas embalagens, sendo que a marca foi adaptada a cada tipo de refrigerante que eles tem.

Uma recalchutagem quase que total, foi alterado o símbolo e tipografia, as cores foram poupadas, apesar de o símbolo da marca ter sofrindo uma pequena alteração, mas que me causou bastante impacto ao ver e no primeiro momento não havia entendido o que queriam passar, mas depois de uma olhada mais atenta e ao ver a marca aplicada achei interessante apesar de ainda achar que falta algo.

Logo abaico a marca antiga com a tipografia, forte, pesada e dinâmica ao mesmo tempo.


O símbolo que foi alterado para parecer um sorriso. Uma sacada que achei deveras interessante depois que entendi o que eles queriam passar.




A seguir a marca da pepsi foi adaprtada para cada tipo de refrigerante que ela tem, claro alguns não existem aqui no Brasil, pois a maior influência aqui é a Coca Cola, o estranho é que a Pepsi é líder na maioria dos países desenvolvidos ao contrário do que muitos de nós pensam. (eu pelo menos não sabia até a Miss Joe, fanática louca por Pepsi me contar. XD)

Dessa vez eles usaram uma tipografia mais leve e se notarem ela possui referências ao símbolo antigo, basta prestar atenção a letra "E". Sempre remetendo a antiga marca, e fazendo se fixar na mente do consumidor, assinalando que mudou de cara, mas mantém a essência.



A marca aplicada nas novas embalagens, acompanhando a modernização da marca.








E para esse lançamento eles haviam enviado algumas caixas com os refrigerantes em suas novas embalagens, claro eles foram enviados para pessoas que eles consideravam influentes com o intuito é claro de que divulgassem, e acreditem foi bastante gente.




Aqui em Buracaju Aracaju, ainda não chegaram essas novas embalagens, mas achei bastante interessante apesar de ter ficado chocado com a mudança brusca logo no início. Só precisamos ver como será a aceitação dos consumidores perante a nova marca e embalagem e como será feito o branding da nova marca.

Ah! Antes que eu me esqueça é claro que tem gente que não deixa nada passar despercebido e sempre que pode tira uma casquinha para fazer piada, logo abaixo algumas das brincadeiras que fizeram com a nova marca da Pepsi.






Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker