segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Blog Curso 2000 de Illustrator

Olá pessoal perdoem minha ausência no blog e sobretudo a ausência com relação ao blog curso, vou fazer o possível pra voltar a postar semanalmente, e agora como já perceberam pelo título, esse é o prometido e tão esperado blog curso de illustrator!!!!!
Eu considero um software um tanto complexo pra se aprender a utilizar sozinho (sim, eu tentei, e busquei tutoriais, mas nenhum deles foi muito claro), então pretendo aqui explicar da melhor maneira possível como funciona e o que podemos aproveitar desse software fantástico. Ah, ainda não tenho a versão CS4, mas assim que tiver veremos o que tem de novo. Sem mais delongas vamos ao que interessa.

Muitos aqui com certeza já devem ter passado horas, ou mesmo despenderam de um tempo demasiado longo, ao menos em minha opininão, para vetorizar alguma ilustração ou desenho, tenha sido para um trabalho acadêmico ou mesmo pra por em um portfólio, bem, tenho um imenso prazer em lhes informar que na versão CS3 do illusttrator vocês não levarão mais que alguns minutos para deixar a imagem vetorizada e colorida, se assim desejarem. Mas só tem uma condição, é necessário que a imagem tenha apenas o contorno e de preferência que seja bem definido. Vejam bem a imagem não precisa ser em alta resolução, basta ter o contorno bem definido e o illustrator se encarrega do resto.


Aqui em baixo tenho uma imagem em JPG que achei na internet. (peço que se o autor do desenho se sentir incomodado com a utilização do mesmo, entre em contato com a gente e retiraremos a imgem do ar tão rápido quanto possível, saliento que não estamos utilizando nenhuma imagem com fins lucrativos ou pejorativos, apenas para demonstração nesse breve tutorial)




E vamos deixá-la assim....




Vamos ao passo a passo... (No proximo post apresentarei toda a área de trabalho e as ferramentas do illustrator pra vocês.)
Primeiro abram o illustrator e marquem a opção Basic CYMK Document (a opção está sinalizada em vermelho)




Depois disso minimizem o programa, ai cliquem no desenho e arrastem até o illustrator que deve estar minimizado na barra de tarefas do pc ou no doc pra quem usa mac. O arquivo vai abrir normalmente, agora vamos fazer o seguinte; Na barra de comandos, é logo abaixo dos menus, arquivo, editar etc... Tem um botão, o LIVE TRACE, basta selecionar a figura e depois clicar nele, se olhar mais atentamente tem uma setinha pra baixo, clicando nela você ainda pode escolher o tipo de traço que quer que o desenho assuma, seja, comic, ou mesmo artístico. Mas fica a critério de cada um.




TCHANNNNNRRRAAAAAAAAAANNNNNNNNNNNNNN!! Nossa imagem já está em vetor, e pra quem conhece o trace do corel, já deve ter percebido que o do illustrator é muito superior. Ah, agora notem que onde ficava o botão com o LIVE TRACE, apareceram outros no lugar dele, o live paint e o expande, por favor cliquem no expande, quanto ao live paint, mostrarei em outra ocasião. Fazendo alusão a esse mesmo tutorial que estou fazendo aqui.



Depois de clicar no botão expande, cliquem na Direct Selection Tool, na barra de ferramentas, que já devem ter notado é parecida com a do photoshop, dai clique na área próxima ao contorno do desenho, basta clicar e arrastar, ai seria a área branca do papel, que até isso foi transformado em vetor pelo illustrator, é só apagar.





Mas calma, que ainda não acabei, lembrem que ainda precisamos pintar nosso papai noel, mas ao observá-lo com calma verão que existem duas aberturas, uma na gola da manga do casaco e outra bem menor no bigode. Então vamos fechá-las!! Ah, mas porque ter que fazer isso? Bom, a menos que queira pintar o bigode do bom velhinho com cor de pele... Na imagem abaixo estou mostrando onde estão as aberturas, caso não consigam achá-las, não estou chamando ninguém de cego, só estou fazendo o possível para que esse tutorial seja o mais claro e bem explicado. É só clicar na imagem que ela amplia.




Certo, mas como vamos "fechar" essas aberturas, afinal tem dois ponteiro de mouse diferentes na barra de ferramentas do lado esquerdo, são as primeiras ferramentas, que por sinal lembra muito com a do photoshop. Mas voltando aos ponteiros de mouse, um é preto e o outro é branco, essa é a única diferença? Lógico......QUE NÃO, se não tivesse diferença não estaria comentando sobre eles...hehehe, bom com o ponteiro preto (Selection Tool, o atalho para ela é a letra V do teclado, tanto para Mac como para PC), você pode selecionar objetos completos, no próximo tutorial abordarei esse assunto e com o ponteiro branco (Direct Selection Tool, o atalho no teclado é a letra A), podemos selecionar um ou mais pontos âncora ou pra quem é usuário de corel, os "nós".

Então, clique no ponteiro branco e clique no desenho, logo surgirão todos os pontos do desenho, ai é só clicar uma vez no ponto da manga do casaco do papai noel pra selecioná-lo, depois clica novamente e arrasta até o outro ponto para fechar, se quiser sinta-se livre para ajustar a espessura do traço do desenho pelas alças que aparecem.







E finalmente temos nossa imagem completamente "fechada", pelo menos os espaços que tinham ficado abertos.


Agora vem a parte mais legal e sem dúvida nenhuma mais rápida. Vá no menu WINDOW > SWATCHES, imediatamente irá abrir a paleta que selecionamos, assim como qualquer uma das paletas do Illustrator e photoshop ou InDesign, podemos clicar e arrastar pra onde quisermos.



Agora repita a operação só que dessa vez escolha a opção COLOR, aqui está o caminho menu WINDOW > COLOR



Gente agora vamos fazer as cores que vamos utilizar para pintar nosso desenho. Na paleta color, se não estiver aparecendo nada, observem uns tracinhos com um seta preta no canto superior direto da paleta, cliquem nele e escolham o modo de cor, no caso aqui eu selecionei o modo CMYK.



Agora vejam que vocês podem arrastar as setinhas onde ficam as barras de cor e criar cores novas, a amostra da cor, fica no quadradinho no canto superior esquerdo. Se quiser você pode digitar a porcentagem de cada cor ou apenas de uma das cores, nos espaços ao lado de cada barra de cor.
Não vou por aqui os valores da cores que usei para que vocês mesmo pintem com as cores que acaharem melhor, mas sintam-se a vontade para fazerem algo aproximado. Um outro detalhe, feito a cor que você queria, clique na amostra, segure e arraste até a paleta SWATCHES e solte, ai terá criado a sua cor e salvo na paleta para usar mais tarde quando formos colorir o desenho, repita a operação enquanto estiver criando as cores para colorir o desenho.






Considerando que tenha terminado de criar as cores, agora vamos colorir...Vamos usar a ferramenta LIVE PAINT BUCKET, ela fica na barra de ferramentas, parece um baldinho de tinha, ai basta você clicar na cor e clicar na região desejada do desenho.
Pra alterar a cor, não precisa ir na paleta swatches toda hora, basta usar o direcional do teclado pra ir alterando a cor e ir clicando. Quando estiver passando a ferramenta por cima do desenho vai aparecer um contorno na área que será pintada, assim você visualiza a área antes de ser colorida, evitando erros.


E tchannrraaaammmmmmm o resultado final será esse...




Muito bem pessoal, vou ficando por aqui, mas PROMETO dentro de uma semana terei outro tutorial para vocês de illustrator ou photoshop.
E qualquer dúvida é só deixar deixar um comentário ou mandar um e-mail pra gente: blogadoisjoiu@gmail.com

Abração e um feliz natal e uma excelente entrada de ano!!!!

Mr. Iu

2 comentários:

Rebecca Agra disse...

Putz!!!

o.O

talita disse...

obrigada pela paciência generosidade blá blá blá

(:


achei o tutorial no google, tá bem bacana.

tracker