sábado, 25 de outubro de 2008

LOGOMARCA isso existe?? O_O


Pode parecer banal, ou mesmo uma discursão antiga, mas já me cansei de ouvir pessoas da área de comunicação falando em LOGOMARCA, quando sei que tal termo é totalmente redundante em sua essência, vou provar por "a + b". O termo LOGO é a forma abreviada de LOGOTIPO que no linguajar do design é um sinal visual da marca feito a partir de uma palavra geralmente compostas com uma fonte desenvolvida especialmente para escrever aquela palavra, um exemplo claro é o nome Coca-Cola, certamente se alguém ver uma parte mínima que seja da fonte utilizada para escrever o nome da empresa vai se lembrar da mesma, ainda que esteja escrito outro nome.




Mas voltando ao que interessa, o termo LOGO significa palavra em grego, esse termo se tornou popular porque ele parece interessante, mas na verdade as pessoas estão se referindo apenas a representação visual da marca, vou ser mais claro, a Coca-Cola usa um logotipo, a Nike utiliza um símbolo, e claro o logotipo, embora seja pouco utilizado, a Natura, se utiliza de ambos, símbolo e logotipo, todo são representações visuais da marca, mas não são logomarca.







Agora acho que consegui deixar claro que não existe logomarca, tal termo é totalmente redundante, mas duvido muito que isso mude, afinal, já virou um vício de linguagem.

Mr. Iu

3 comentários:

Guilherme de Carlos disse...

Olá Pessoal,

Segue um ranking com uns sites interessantes de logos.
www.logobarato.com.br

logomarca disse...

Acho que este termo já deve ser aceito como certo..porem é uma discussão que sempre dá pano pra manga....

Camalleaum disse...

Logotipo + símbolo = "logomarca"

tracker