quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Barack Obama faz história.


O candidato Barack Obama tem feito história na corrida presidencial norte americana. O democrata reforça a propaganda eleitoral nas últimas semanas que faltam para as eleições com o lançamento de anúncios em 18 jogos de video game. Veiculados pelo Xbox Live, da Microsoft, os jogos tem como objetivo atingir homens entre 18 e 34 anos de idade.

Os anúncios aparecem em faixas e outdoors nos games com uma imagem de Obama acompanhada do slogan " O voto antecipado começou", referenciando o site Voteforchange.com.
Mesmo com toda a inovação utilizada pelo candidato em sua campanha, as mídias convencionais também tem um espaço muito forte, Obama terá 30 minutos comprados nas redes CBS, NBC e Fox em 29 de outubro, para se comunicar com seus eleitores.

Em toda a sua campanha, brilhante por sinal, Obama utilizou-se de todos os tipos de mídia, desde a convencional aos virais que o popularizaram muito na net. Usando uma simbologia atual e uma comunicação que envolve elementos da cultura pop e trabalho artístico, vetores e um primoroso trabalho com as cores do partido (vermelho e azul) deram a Barack uma ponte para falar com os jovens e formadores de opinião de seu país. O uso da emulação e o endosso de artista de renome como Madonna e Brad Pitt, as comparações bem feitas entre o candidato e o eterno presidente John Kennedy, se aproveitando das qualidades de oratória e carisma que ambos partilham e as belas peças publicitárias e estrategias de marketing com grandes parceiros como a Nike.








Música de campanha cantada pelo Will.I.Am:




Viral - I Got a Crush On Obama - By Obama Girl




Barack Obama se tornou uma marca, com uma identidade visual impecável, muito bem demarcada, a divulgação foi bem feita e conseguiu segmentar muito bem os nichos de eleitores à serem atingidos. A mídia expontanea foi uma arma poderosa em sua publicidade com os belos modelos de camisas, a mídia de internet e os virais jogados na rede.





Além de criar uma rede social , onde cadastrados tem informações da campanha, locais de eventos e podem blogar suas histórias pessoais e deixar mensagens de apoio para Obama. Doações podem ser feitas online, tem loja virtual e o site ainda é personalizável. As comunidades seguem a segmentação dos nichos eleitorais e se pode coletar o material de campanha de Barack.
Nunca se usou tão bem a interatividade como nesta eleição, bem diferente do que aconteceu no Brasil.


Obama realmente fez o que se propõe em campanha; mudança. Ele mudou para sempre a forma de se fazer campanha nos EUA e certamente este fator pode ser decisório para sua vitória dia 4 de novembro.

O último debate entre Barack Obama e John McCain aconteceu ontem e novamente o democrata se saiu melhor e continua com grandes possibilidades de vitória. Se Obama vencer, será o primeiro presidente negro da história americana.

Miss Joe

Um comentário:

Nix disse...

O chato é que vencer as eleições nos EUA não garante o cargo. :(

tracker