quarta-feira, 10 de setembro de 2008

22º Prêmio Design - Museu da Casa Brasileira (MCB)

Encerram hoje as incrições para o 22º prêmio Design do MCB, que tem por objetivo principal reconhecer a excelência no design brasileiro e incentivar seu fortalecimento e disseminação. É um evento do qual qualquer pessoa pode participar seja estudante ou profissional já formado, basta entrar no site do MCB e escolher em quê área deseja concorrer.

Uma iniciativa bastante interessante que deu certo, que foi posta em prática no ano de 1986 pelo publicitário Roberto Duailibi, até então à frente do Museu da Casa Brasileira afim de incentivar o design aqui no país como profissão, já que na época era tão pouco conhecido.
Tal iniciativa desmistificou aquela velha e conhecida história de que um administrador público interrompe o que o anterior deu início (não que isso não ocorra ainda hoje...ops, olha o veneno escorrendo ai gente XD).

Evento pioneiro que sobreviveu a mudanças de governo e se tornou a premiação de design com maior longevidade em nosso país, uma verdadeira tradição desde então. É também o mais reconhecido por sua seriedade e seus resultados ultrapassam fronteiras, não apenas dos estados, repercutindo até mesmo fora do nosso país, resumindo, é o prêmio que tem maior visibilidade social, ou, como tem sido chamado por alguns: o Oscar do design brasileiro.


Um dos maiores motivos para se ter alcançado tamanha credibilidade é que ele é de caráter cultural, sem interesses comerciais garantido pela instituição que o promove, um museu dedicado ao design e arquitetura, duas áreas que em muitos aspectos, buscam referências e fundamentações teóricas e algumas vezes até mesmo práticas na mesma fonte. Não podemos esquecer também que é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Logo abaixo alguns dos cartazes das edições anteriores do Prêmio Design do MCB, infelizmente no site do museu não estão disponíveis os cartazes de 1986, o ano em que o projeto foi iniciado, não sei dizer o motivo =(

Cartaz de 1988

Designer:

Helenice Biava (designer gráfica do Museu)










Cartaz de 1989

Designer:

Helenice Biava (designer gráfica do Museu)











Cartaz de 1990

Designer:

Helenice Biava (designer gráfica do Museu)











Cartaz de 1992

Designer:

Helenice Biava (designer gráfica do Museu)















Cartaz de 2001

Designer:
Eliana Yuri Tachibana

















Cartaz de 2002

Designer:
Roberto Godói



















Infelizmente não achei o cartaz referente a premiação desse ano pessoal, mas fico devendo...
Abraço a todos e boa sorte pra quem estiver na "dead line" (reta final) para inscrição de seu(s) projetos, sei que ano que vem eu irei participar já fiz até um cartaz com um colega (não vou divulgar...não agora) e prentendo enviar para lá...afinal nunca se sabe não é...

Mr. Iu

tracker