sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Publicidade, sexo e design? o_O''

É incrível como em nosso dia a dia recebemos todos os tipos de informação, e muitas vezes nem percebemos, seja por distração ou pela correria dos dias atuais, tudo sempre muito rápido, e o tempo para absorver tanta informação é mínimo senão nulo. Mas o cérebro humano é fantástico e ele absorve essas informações e significados contidos nela de maneira inconsciente, estou falando com base em estudos e muitas pesquisas já foram realizadas comprovando essa nossa habilidade.

Vou lhes dar um exemplo, muitas vezes quando acabamos de conhecer uma pessoa, falamos: "Nossa, a gente já não se conhecia?" mesmo não tendo contato algum o indivíduo, nosso cérebo assimila todas as informações do ambiente em que estamos, é institivo, o mesmo acontece quando vemos um anúncio, os de perfumes são os campeões, sempre explorando a sensualidade e sexualidade, afinal todos sabemos que o ser humano é um animal e também tem instintos, os dos mais ativos é pelo cheiro.

E por que não valoriazar o perfume agregando mais significados? Alguns tão explícitos que passam despercebidos, "O obvio muitas vezes é invisível." , imagino que muitas vezes alguém já comprou um perfume apenas por estar "precisando", não gostou muito da fragrância, mas levou assim mesmo. Será verdade? Duvido muito, são pouquíssimas as pessoas que compram algo por necessidade real, muitas vezes somos levados a comprar por impulso e o que facilita ainda mais são os significados que existem por trás disso. Não acredita ainda? Vou mostrar então...

O que os homens mais valorizam neles mesmo? Resposta: A virilidade.

É o que designers resposáveis pelos desenhos dos frascos de perfume estão fazendo, e para as mulheres você deve estar se perguntando, eles valorizam a sensualidade, se utilizam de curvas suaves e delicadas assim como suas cores, lógico, isso vai variar de acordo com o aroma de cada perfume, pois cada essência, tem sua personalidade e sua embalagem deve acompanhar a personalidade de seu target (público-alvo). Os anúncios e campanhas também não poderiam ser diferentes, quando é um perfume feminino, a sensualidade feminina está sempre presente, seja conquistando algum homem ou chamando-lhe a atenção, já quando é voltado para os homens como falei antes, as campanhas sempre valorizam a virilidade e força, e os frascos dos perfumes acompanham essa tendência.



Como falei, na imagem acima podemos até imaginar e para aqueles que tem a mente fértil, talvez até sentir a maciez e delicadeza do tecido, levando-nos a associar com a fragrância do perfume citado no anúncio.




Lembra do que falei a respeito de valorizar a virilidade, observe bem onde estão as mãos do modelo sendo arrastado pelas mulheres, chegando ao ponto de considerar as mulheres como objetos, no qual se você usar tal perfume elas cairão aos seus pés, e se ainda acha pouco, analize bem a posição em que o perfume fica, lembra algo? Garanto que não é mera coincidência XDDDD



Nessa imagem, vemos a sensualidade feminina, com o modelo "caindo" aos pés dela...E na hora de comprar isso influência em algo? Pode apostar que sim, esses significados ficam "adormecidos" em nosso subconsiente.




E pra fechar com chave de ouro essas outras duas imagens, não lembram nada a vocês... exatamete, sendo que a segunda é ainda mais gritante, o auge na apologia ao falo, sinceramente não consigo olhar esse anúncio e pensar em outra coisa que não isso, e o que mais impressiona é que vendem!! E compramos as vezes sem "motivo", só por achar a fragrância boa, sendo é que apenas parte do motivo para tal ação.

Pois é, acho que depois de ler esse post você nunca mais vai olhar anúncios de perfume da mesma maneira...

Mr. Iu

4 comentários:

riq15 disse...

ultimamente o sexo move o mundo mesmo....
bnalizaram, agora tdo é sexo

Clarissa ~ Ultraviolet disse...

os efeitos da publicidade ;)
fazer o que neh... capitalismo (e sexo, como disse o nosso amigo aih de cima) SÃO o mundo de hoje...

Marcelo disse...

Certa vez, eu li um estudo de cores que apontava para o fato de que muitas cores podem estimular ou inibir o consumo. Demonstravam por A + B que o vermelho é a que mais instiga e a combinaçãomais instigante sempre tem esta cor e uma outra como o amarelo porque é capatda pela nossa vista de forma mais plena.. acho esse assunto como o que você abordou acima muito bom.
Gostei

Antonoly disse...

Atualmente o que vende é sexo, nudez e tragédia, esse é o mundo!

www.blowgh.wordpress.com

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