sábado, 2 de agosto de 2008

Blog Curso 2000 - Recortando Cabelo por canais de cor.

Olá pessoal, perdoem a demora para postar, mas prometo que a espera vai valer a pena, pra quem gosta de mexer nas imagens e fazer montagens, e não apenas isso, pra quem trabalha com fotos publicitárias ou com fotografia profissional que está começando agora e tem problemas com recortes de cabelos, bem...Aqui está uma das muitas maneiras de efetuar recortes de cabelo sem deixar as pessoas "carecas"...XD

Antes de mais nada, como ja disse em Blogs Cursos anteriores, é sempre bom pensar na foto que se quer fazer e qual o objetivo dela, se vai ser necessário em algum momento efetuar o recorte de imagens complexas, o ideal é que sejam feitas em fundos claros e chapados, sempre que possível, e melhor ainda se forem feitas em fundo branco.
Sem mais delongas...logo abaixo está a imagem original e depois imagem recortada e posta sobre um plano de fundo.

Imagem Original


Imgem recortada

Com a imagem aberta no photoshop, agora vá em CHANNELS, e selecione o canal que apresentar mais contraste entre a imagem e o fundo (basta clicar nele), ou seja, o canal em que a pessoa que você quer recortar fique mais escura que o fundo.
Agora clique com o botão direito do mouse sobre o canal e selecione a opção Duplicate Channel.



No caso dessa imagem o canal que apresentou mais contraste como foi possível notar na imagem acima, foi o canal azul, depois de duplicar o canal, selecione ele (o canal azul orignal vai continuar selecionado, certifique-se de que vai estar marcado a cópia do canal).

Certo, agora com a cópia do canal marcado e selecionado, aperte CTRL + L, ou seja, abrimos os Levels, e clique na seta da esquerda e escureça a imagem um pouco, fique de olho no cabelo, ele só precisa escurecer mais um pouco, deixe mais ou menos como está na imagem abaixo (Até porque o fundo branco,em algumas partes tende a ficar escuro também e isso pode atrapalhar na seleção, mas vou mostrar como contornar esse impecilho daqui a pouco).





Depois de escurecer a imagem nos levels, selecione o BRUSHE (pincel) na barra de ferramentas, e no blend mode dele, selecione a opção OVERLAY, e selecione a cor preta, ele vai pintar somente o que estiver preto ou escuro, não irá pintar o fundo branco, dai a importância de fazer fotos para recortes com fundos claros, chapados e se possível em branco.




Voltando, se quiser você pode clicar uma vez e passar por cima do cabelo logo, aconcelho passar primeiro sobre as pontas, depois que escurecer um pouco, mude a cor do pincel para branco, e passe sobre as pontas dos cabelos por onde tinha passado o preto anteriormente, não se preocupe, não irá apagar o que pintou de preto, e sim partes em cima que certamente apareceram um pouco quando a imagem foi escurecida com Levels, e agora ainda mais, com o pincel em preto.

Veja que vai aparecer mais destacado os fios do cabelo, agora pode clicar novamente e passar o pincel preto por todo o cabelo, que a imagem vai ficar mais escura, a cada vez que você soltar o mouse e clicar novamente e passar por algum lugar que ja tinha escurecido ele irá escurecer mais. Repita o processo pelo corpo da pessoa, no caso dessa imagem da modelo, primeiro pelo "contorno" do copro, e depois que passar o pincel branco, pra retirar o cinza de perto da modelo, pode passar o pincel preto até escurecer ela completamente.

Em algumas partes do rosto podem ficar pequeno pontos brancos que com esse blend mode do pincel ele não irá pintar, são pontos de luz estourada, é só mudar o blend mode do pincel de OVERLAY, para DARKEN OU MULTIPLY, que você irá conseguir pintar, depois por segurança volte ao blend mode Overlay.
A imagem deve ficar completamente preta, e depois selecione a ferramenta Varinha (Wand o atalho no teclado para essa ferramenta é a letra W), na barra de ferramentas e clique sobre a imagem da modelo.




Feita a seleção da imagem, selecione os outros canais, e desmarque esse o Blue Copy, no caso o canal em que fizemos a seleção da modelo, não se preocupe a seleção vai permanecer, depois de desmacar o canal, vá para a Layer original, a seleção vai estar lá, e abra uma camada de ajustes Levels.




Basta dar ok, a seleção irá cair dentro dá máscara de ajustes do levels, e irá aparecer miniatura da imagem da modelo, na verdade um pequeno contorno em branco com a forma da modelo e o plando de fundo está em preto, clique uma vez nessa miniatura e aperte CTRL + I ou se preferir IMAGE >> AJUSTMENTS >> INVERT, automáticamente a miniatura vai ficar com as cores invertidas, o contorno da modelo que era branco vai ficar preto e o fundo fica branco.




Ok, já estamos quase acabando, finalmente hein ^_^' , depois disso, selecione o blend mode Multiply, fica logo abaixo do nome da aba Layers, a qual estamos trabalhando. A imagem irá escurecer um pouco, ela ficou até mais nítida.

E em um botão mais abaixo, iremos criar um novo layer (camada).



Sim, cria ele e deixa ali em cima de tudo, é ali onde vamos por a nova imagem que servirá de fundo para a modelo que recortamos. Basta, abrir a imagem com o fundo desejado, e apertar CTRL + A, irá selecionar a imagem completamente, depois CTRL + C, e clicar na imagem da modelo, selecionar o novo layer e apertar CTRL + V.

Se a imagem que você recortou é maior que o plano de fundo que você quer usar é só apertar CTRL + T ou selecione a imagem depois vá em EDIT >> TRANSFORM >> SCALE, segure a tecla SHIFT para manter as proporções da imagem, clique sobre um dos vértices da imagem, segure e arraste até o tamanho desejado.

Voltando ao novo layer que criamos, considerando que já selecionamos a imagem que vai servir de plano de fundo e que a mesma ja foi colada na layer, agora é só apertar os comandos CTRL + ALT + G ou LAYER >> Creating Clipping Mask.



Irá ficar assim, na paleta das layers.



E a imagem irá ficar sobre o plano de fundo.




Agora está praticamente acabado, é só selecionar a ferramenta Brushe novamente, com o Blend Mode na opção NORMAL com a cor branca ativa e passar sobre os cabelos da modelo, apenas sobre os cabelos, sobretudo nas pontas e fios soltos, essa parte cinza, irá sumir e os fios ficarão realçados.
A imagem final será essa.




Tchannnraaammmmmmmm!!!

Caso, não consigam fazer esse em qualquer outro blog curso que tenhamos postado, pode deixar um comentário que respondo com o maior prazer, se preferir pode deixar o e-mail, que tiro as dúvidas. Pode ser tanto a respeito de tutoriais tenha sido postado aqui, como outra coisa a respeito de photoshop, se eu souber, responderei com muito prazer, e caso eu não saiba, pesquiso pra aprender e explicar como faz aqui.
Sintam-se livres para fazerem pedidos, críticas (construtivas por favor) e sugestões.


Mr. Iu

4 comentários:

Um cara ai disse...

util o/

logo mais vou tentar fazer isso com algumas fotos

bacana seu blog cara, boa sorte com ele =D

Debiie disse...

Legal.. será util pra algumas fotos minhas... Bem explicado e tratado de maneira objetiva e simple! Gostei!

Blog@Dois disse...

Que bom que gostaram, muito obrigado!!
Todas as sextas tem um blog curso novo, sempre com essas dicas, se não conseguirem podem deixar comentários aqui ou mandar um e-mail para blogadois@plugmania.com.br

Rafa disse...

Olá a ultima parte não consegui fazer, tirar os cinzas que fica no cabelo, tentei usar o brush em modo normal com o branco ativo e não deu certo, se possivel me responda no email, rafamfa@hotmail.com
obrigado

tracker