domingo, 24 de agosto de 2008

Blog Curso 2000 - Composição avançada! Alinhamento automático de camadas!!

Olá pessoal, sei que tenho estado muito ausente ultimamente, peço desculpas, mas realmente tenho estado bastante atarefado (graças a Deus muito trabalho)...Mas tenho duas notícias para vocês, a primeira é que o blog curso de photoshop será postado apenas 2 vezes por mês, uma semana sim, e outra não e o que vou fazer nessas outras duas semanas? Ora ora, nada senão postar um novo blog curso pessoal! Blog Curso de Illustrator CS3, isso mesmo, a partir da semana que vem começaremos com o novo blog curso de Illustrator, gostaria muito de poder postar ambos em uma mesma semana, mas receio que tome muito do meu escasso tempo. Mas nas férias da facul quem sabe né?
Vamos ao que interessa, o blog curso de photoshop!!!

Auto-align layers.
Esse é o termo pra que usa a versão desse software em inglês, com esse comando, o photoshop alinha automaticamente camadas diversas, baseando-se na semelhança de seus conteúdos. Trocando em miúdos, o aplicativo busca arestas e cantos semelhantes entre as camadas alinhando-as com precisão, assim podemos combinar várias fotos e selecionar o que há de melhor em cada uma delas, conseguindo no fim uma composição final excelente.
Logo abaixo estão as imagens que eu selecionei para trabalharmos, são simples, mas já servem para nos dar uma idéia do quão útil essa ferramenta pode ser.

Vou chamar a 1ª imagem de Homem sério.



Da pra notar o porquê né?! XD e a segunda de Homem sorrindo.




O resultado final da nossa composição será esse:



Logo de cara podemos perceber o seguinte nas imagens, na primeira o homem está com os olhos abertos, entretanto está sério e na outra imagem ele está sorrindo, mas com os olhos fechados. Vamos aproveitar o que as duas tem de melhor, depois de fazermos o alinhamento automático das fotos, iremos ter criado uma terceira foto, muito melhor que as anteriores.

Pois bem, pra esse exercício, copie essas duas imagens e salve no seu pc, depois abra ambas no photoshop. Feito isso é só escolher qual das imagens você irá deixar como background...
Não esqueça de antes de mover a imagem desbloquear a layer, no cs3 é bem simples, basta clicar duas vezes no cadeado, ou clicar uma vez e arrastá-lo até a lixeira.


'Oh, como fazer isso, as duas estão em camadas diferentes e com o nome background?' Fácil, clique na ferramenta mover (move toll), na barra de ferramentas, depois clique em uma das imagens e arraste pra dentro da janela da outra.


Agora você irá ver que ficaram duas camadas em uma das imagens, pode fechar a janela da imagem que você arrastou pra dentro da outra, as duas camadas estão nomeadas como layer 1 e layer 2, vamos definir uma delas como background, se não fizemos isso na hora que mandarmos o photoshop alinhar as imagens ele fará isso automaticamente.

Mas para que deixar uma imagem como background? É para que ela sirva de referência para a outra imagem, ou seja a imagem de background (fundo) permanece inalterada ao passo que a(s) outra(s) irá se alinhar com base nela. Para transformá-la em background é só fazer o seguinte caminho: Layer > New > Background From Layer.




As layers vão ficar como na imagem abaixo.


Depois disso pressione a tecla Shift e selecione as duas camadas.



Agora é só ir em Edit > Auto-Align Layers, deixe a opção Auto marcada e dê OK.




As imagens vão ficar assim:



Agora é só deixar a camada do homem sorrindo habilitada.




É só selecionar a ferramenta borracha (eraser), configure-a com um valor de dureza (hardenes) baixo e apague as partes indesejadas da imagem. No caso eu apaguei apenas as partes dos olhos fechados, se quiser você pode apagar partes do pescoço e do fundo.





Depois use a ferramenta croop (cortar) para deixar a imagem certinha na tela.


E ela ficará assim. tchan tchan tchan tchaaaaammmmmm!! XD

Até a semana que vem com o blog curso de Illustrator pessoal, só estarei de volta sábado, vou me ausentar devido a uma viagem, mas caso tenham alguma dúvida é só deixar o post que respondo assim que voltar.
Abraço a todos.

Mr. Iu

10 comentários:

Michell Niero disse...

Interessante o curso. Sempre tenho que usar PS aqui no trabalho. Vou vascular o que vocês já publicaram e favoritar o blog.

um abraço.

Pedro Junior disse...

ótimo, nossa post gigante rss, mas até eu q não sei meche mt nessas coisas deu para entender

T+
abraços
passa lá no meu blog depois

Paulo Sarges disse...

Muito bom post cara

to mexendo no cs 2 atualmente, mas to com planos de mexer no 3

muito bom mesmo cara

vo praticar tua dicas

abraçz

jlou disse...

caraaaaa eu amo photoshop!!!!!! Adorei a dica! veirei mais!!!!

B-jú!

http://blogadois.blogspot.com

obrigada pela visita!!!

Blog@Dois disse...

Obrigado mesmo pessoal!
Fiquem a vontade, qualquer dúvida, é só deixar um comentário que a gente responde.

Stephanie Sarmiento disse...

Olá,

Sou Stephanie Sarmiento, da empresa HOTWords.

Gostaria de convidá-lo a utilizar a ferramenta HOTWords de Publicidade Contextual. Existem muitos anunciantes interessados em exibir seus anúncios em sites com o perfil do blog@dois.

Com o HOTWords, editores de sites, blogs e portais passam a contar com uma nova fonte de receita gerada a partit dos textos de matérias e notícias publicados em seus sites.

Para implementar o HOTWords é simples e não envolve nenhum tipo de custo. Cadastre-se no Programa de Parcerias HOTWords: http://site.hotwords.com.br/seja_parceiro.jsp?crsource=promo5

Basta inserir as TAGs (linhas de código) nas páginas onde os anúncios deverão aparecer. A identificação de palavras relevantes é realizada automaticamente pelo sistema.

Para mais informações acesse nosso site: http://site.hotwords.com.br/partners_faq.jsp e leia nossa FAQ.

Estou a disposição para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

carol. disse...

Que baita Spam aí em cima.

Mas enfim, achei isso bem...
Ahm...estranho.
Hahahaha.
Não sou muito adepta de muita edição em imagens que tenho liberdade para editá-las como desejo (leia - onde eu não sou pressionada por agencias, modelos e outros clientes).
Sou mais fã do bom e básico p&b, mesmo que pra isso eu use o PS.

Mas gostei do blog :)

carol. disse...

Ah!
Então, avisa lá os guris do Suspensa.info que tu também está colaborando ;)

Blog@Dois disse...

Hum, interessante, tem um post mais antigo mostrando com deixar uma foto P&B no Photoshop, com qualidade.
Abração

P.S.: Já avisamos no Suspensa.info e enviamos nossa marca pra eles.

Stephanie Sarmiento disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 26/08/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514

tracker