domingo, 6 de julho de 2008

LCD e Plasma estão com os dias contados

Quando alguém fala em um monitor moderno ou TV em alta resolução logo surge a imagem em nossas mentes aparelhos com tecnologia LCD e Plasma, nada mais normal, afinal é a última palavra em reprodução de imagens, sobretudo depois da chegada da TV digital associada as monitores finos e grandes, lembrando em muito quadros que colocamos na parede de nossa sala para enfeitar a casa (até que as fabricantes fizeram alguns modelos assim).
Mas e se eu disser que essa tecnologia está ultrapassada? Não acredita? Vou ainda mais longe, está ultrapassada e ainda por cima, por uma tecnologia bem mais antiga. Vamos retroceder alguns anos, mais precisamente na década de 60, esse foi o começo da era em que os componentes eletrônicos tiveram seus tamanhos reduzidos, lembram dos LEDs (Light Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz), se ainda não sabe do que se trata vou dar uma dica, lembra daquelas luzinhas vermelhas das balanças eletrônicas e outros instrumentos do mesmo tipo? Exatamente eles surgiram na década de 60 como luzes de baixo consumo e evoluiram ainda mais nos anos 80 e atualmente estão revolucionando a tecnologia de reprodução de imagens.
OLED (LED Orgânico) é o seu nome, surgiu de uma idéia simples e seus resultados foram espantosos, surgiu nos laboratórios da KODAK em 1987, ele ao contrário de seu antecessor, usa moléculas de origem orgânica que possuem propriedades eletroluminescentes.
A primeira vantagem é a espessura de sua camada com capacidade de gerar luz, cerca de 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano, permitindo a ele maleabilidade e transparência, alguns falam em criar computadores dobráveis ou mesmo enroláveis e outros ja apostam em camisetas com telas de imagens dinâmicas no lugar das estampas...(Só eu ou mais alguém lembrou de alguns personagens coloridos de vocabulário reduzido e essas telas na barriga...Teletu...ops!)
Esses displays são resistentes a torções e até mesmo choques que a maioria dos displays de Plasma e LCD nem sonhariam em resistir. E quando essa tecnologia maravilhosa estará disponível para as pessoas? Já está, mas por enquanto em calculadoras portáteis, cameras digitais e todo tipo de equipamento eletônico portátil, o preço ainda não é muito atrativo, mas estima-se que nos próximos anos, aliado a evolução da tecnologia aja um barateamento nos processos de produção levando a produção em larga escala.
Alguns especialistas ainda acreditam que com a redução do custo de produção do OLED é possivel a criação de displays "descartáveis", mas por enquanto isso está bastante distante de nossa realidade.
Outra vantagem é a transparência desse display podendo ser aplicado em qualquer coisa, sendo limitado apenas pela imaginação de engenheiros e designers, e sim, essa tecnologia já está sendo utilizada em alguns carros de luxo e supersônicos. Imaginem essa tela no parabrisas de um carro, o motorista pode consultar o quanto lhe resta de combustível, velocidade média, etc sem precisar desviar o olhar da estrada (Quem sabe não vejamos isso no próximo filme de 007 que estréia em novembro??)
Mas além do preço, essa tecnologia possui outra desvantágem, a duração de um dos compostos orgâncos resposáveis pela produção da cor, as cores vermelho e verde suportam cerca de 20 mil horas de uso, já a matiz azul não chega nem a 1/3 disso, sendo assim a durabilidade do produto fica limitado a substância de menor durabilidade. Mas não há com o que se preocupar, já existe um conseso de que essas limitações serão superadas logo, graças a rápida evolução da tecnologia e descobertas de novas substâncias mais duráveis.
Logo abaixo algumas imagens dos produtos que possuem essa tecnologia e até mesmo um protótipo de um laptop.

Televisão de alta definição com utilização de OLED, a Sony diz lançar a TV em larga escala dentro de 12 meses.

















Display de OLED aplicado no parabrisa de carros de luxo.


Protótipo de um Laptop Samsung, por enquanto nenhum no mercado com essa tecnologia.


















OLED utilizado na iluminação de ambientes.








Parece mágica, mas é apenas tecnologia.

















www.oled-info.com

Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker