terça-feira, 15 de julho de 2008

Finalmente! BlogCamp-Se




Chega a Sergipe mais uma edição do BlogCamp. Evento que promove debates entre blogueiros de todos os cantos do país e envolve a participação dos pops da blogosfera. A idéia surgiu em 2007 e logo ganhou organização e colaboradores, então nos dias 27 e 26 de agosto do mesmo ano, em Sp, aconteceu o primeiro de muitos Blogcamp que viriam. Comunidade formada, está correndo o Brasil e me deixa muito feliz que aconteça por aqui, onde blogs ainda são uma coisa pequena.
Então, o que acontece mesmo no BlogCamp? Vou lançar as palavras do próprio:

O BlogCamp Brasil é uma comunidade em torno de um evento, baseado na metodologia do Espaço Aberto (Open Space Technology), onde os participantes organizam a própria pauta, formando pequenos grupos de discussão sobre determinado tema. Num BlogCamp, os temas atendem as demandas da blogosfera, gerando debates que se propõem a discutir formato, posicionamento, atividades, ativismo, comportamento, conteúdo, ética, licença e tudo o que for relevante para os participantes presentes, dentro do macro-tema BLOG.

Também chamado por desconferência, nesse modelo as discussões podem se dar como debates, bate-papos ou mesmo apresentações, mas sempre de forma aberta, colaborativa e democrática. A participação de todos é importante e enriquece a discussão. E o mais importante é que essas discussões sempre extrapolam o evento e continuam circulando em posts, fóruns, twitts, listas de discussão, comunidades, etc.




Os debates vão acontecer no campus da Fanese, dias 25,26 e 27 de julho, e as incrições estão abertas aqui. Uma iniciativa preciosa do Antonio Carlos Lima do meu papagaio, que está organizando, e uma fagulha de esperança para os blogueiros sergipanos, que precisam se conhecer e se unir. Ultimamente temos tido muitas coisas importantes para falar sobre o destino dos blogs, regulamentação, lucros e o tão debatido, e por muitos abominado, assunto do 'blog de aluguel', além claro, das novas ferramentas, como o Plurk, concorrente direto e, como diria o Judão,' assaz' forte do twitter.

A programação do evento já saiu e no site você encontra um mapinha à lá Google Earth para o local de encontro, a mesma Fanese que sediou o encontro de blogueiros sergipanos em março e um vídeo sobre Aracaju (chique). Parabéns para a instituição também, que tem aberto portas para gente. O Blogadois vai marcar presença e vai documentar aqui e no twitter


Miss Joe - rumo ao BlogCamp-Se



Nenhum comentário:

tracker