domingo, 13 de julho de 2008

Blog Curso 2000 - Recuperando fotos com superexposição

Sim pessoal, é possível recuperarmos fotos superexpostas, ou seja fotos que no momento em que foram feitas estavam em lugares muito claros, deixando a imagem muito clara e com poucos detalhes.
Atenção, não são todas as imagens que podem ser recuperadas com esse processo, o photoshop é capaz de muitas coisas quando falamos em manipulação e tratamento de imagens, entretanto ele ainda não realiza milagres, ok.
Vou explicar porque em algumas imagens esse processo pode não ser tão efetivo, quando a imagem está muito escura podemos recuperar pelo menos parte dela, porque se existir o nível suficiente de luz para sensiblizar o filme fotográfico, haverá informação, existe um velho ditado que me lembro nessas horas: "Tudo demais é sobra."
Caso haja excesso de iluminação, não vai haver informação e não tem imagem. (fotografia >> foto = luz; grafia = escrita; logo fotografica = escrita com a luz)
E agora chegamos ao que nos interessa, é muito simples recuperar o processo para se recuprar uma imagem assim, logo abaixo está uma imagem superexposta.


O primeiro passo é abrir a camada de ajustes Levels, não precisa mexer nele ainda.



Depois é só ir no blend mode e selecionar a opção Multiply.




Ao fazer isso, você vai notar que a imagem vai escurecer automaticamente, você achar que ainda não ficou bom, é só testar as outras opções, ou se preferir ou nenhuma das outras opções não funcionar bem, como foi o caso dessa imagem, é só repetir o processo, abrir uma nova camada de levels e aplicar o blend mode Multiply (se achar que ficou muito escuro, é só clarear um pouco na camada de levels que você abriu anteriormente, também foi o caso dessa imagem.) e TCHANRAAAAMMMM!




E agora só um bom e velho antes e depois. (clique na imagem para ampliar)




Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker