sexta-feira, 25 de julho de 2008

Blog Curso 2000 - Photoshop, fotos em preto e branco sem perder detalhes!!

E ai pessoal, não falei que compensaria a falta de posts? Que maneira melhor se não postando um novo blog curso em menos de uma semana, lembrando que ele é semanal...
Bom, quantos de nós ja viram no orkut e em outros sites de relacionamento fotos preto e branco, e até mesmo em peças publicitárias, nem todas tem uma boa definição de detalhes, isso acontece porque produzir uma foto preto e branco dá um certo trabalho, afinal estamos trabalhando apenas com a luz e a ausência dela para formar os tons de cinza.
Vamos ao que interessa então...
A imagem escolhida está logo abaixo:




Agora no photoshop é só ir em Image > Mode > Lab color.



Depois disso, vá em Channels e selecione o Lightness.



Agora vamos novamente no menu Image > Mode > Grayscale.



Como selecionamos o channel Lightness anteriormente ele irá perguntar se deseja descartar os outros canais, pode clicar em OK sem medo de ser feliz.


Feito isso vamos em Channels outra vez, segure Ctrl e clique sobre o canal, a imagem irá apresentar uma seleção em algumas partes, não se preocupe, com essa ação nós selecionamos as partes mais escuras da imagem.


Agora vamos voltar ao menu Imagem > Mode > RGB Color (vocês já devem ter decorado esse caminho a essa altura do campeonato ^^' )


Agora crie uma nova camada vazia e adicione uma máscara nela, a seleção vai "cair" dentro da máscara automáticamente.




No menu Image > Ajustments > Invert ou para quem preferir, pode usar o bom e velho atalho Ctrl + i



Depois clique na camada vazia e vá no menu Edit > Fill, irá abrir uma nova janela nela você clica na seta da barra de rolagem e seleciona o modo Black e clica em OK.



Não se assustem a camada vazia vai ficar preta.



Depois vamos ao blend mode e marcamos o Multiply e em Opacit colocamos 50%



Agora é só criar uma camada de ajustes Levels, pra poderregular os tons de luz e sombra, lembrando que cada imagem é uma, ou seja o ajuste sempre será diferente.



O resultado será esse aqui:



E se você quiser imprimira imagem com o que os fotógrafos chamam de papel quente ou frio?
É simples, cria uma nova camade de ajustes o Hue/Saturation

Marque a opção Colorize e em Saturation coloque o valor: 75 e em Hue 25



E no blend mode Opacit deixe em 4%, não passe de 6% ou quando a foto for impressa sairá muito vermelha, para fazer o papel frio é só fazer o inverso, Saturation coloque o valor: -75 e em Hue -25.



Pronto agora vejamos o resultado da imagem com o papel quente. (Salve as imagens em seu PC caso não consiga ver a diferença e compare uma com a outra.)



Pra quem trabalha com grandes quantidades de imagens como em estúdios e agências para evitar a perda de tempo fazendo todo esse processo, basta fazer uma Action, ela grava esse caminho que fizemos e repete tudo, basta ativá-la, aconscelho a criação da action até a parte do levels, e deixar que ela pergunte se quer que faça algum ajuste neles, pois como falei, sempre será diferente em cada imagem. Mas isso é assunto para o próximo Blog Curso - Criando Actions.

Mr. Iu

2 comentários:

Guilherme F. disse...

Obrigado por elogiar meu blog fico muito feliz! xD

Blog@Dois disse...

Nha, o elogio foi sincero, gostei mesmo dele.

tracker