terça-feira, 22 de julho de 2008

Blog Curso 2000 - Simulando Snoot no Photoshop

Olá novamente pessoal, perdoem minha ausência de postagens, prometo compensar!!
Bom, muitos fotógrafos ainda tem alguma relutância com relação ao uso de softwares de edição de imagem (sobretudo o Photoshop que até onde sei, é o mais utilizado no mundo e em minha opinião melhor na área, mas não vamos entrar nesse mérito...pelo menos não agora XD - em um outro post quem sabe.)

Mas praticamente todos se renderam a ele, lógico, muitas vezes existe uma foto que o profissional fez e saiu algo que ele não queria e não custa nada retirar o efeito, digo, 'defeito' indesejado com o Photoshop ou software de preferência. E quando não temos o equipamento necessário para dar o efeito que queremos na foto?

Usamos o photoshop!! Pois é, já disse antes e vou repetir, é um software maravilhoso para edições e tratamento de imagens, mas ele ainda não virou santo milagreiro, por favor não saiam por ai fazendo fotos de qualquer maneira pensando: "Ah, eu arrumo no photoshop." - isso não é aconcelhável, já diz um bom, velho e não tão conhecido ditado: "O preguiçoso trabalha duas vezes."

O que fazer então? Sempre que POSSÍVEL fazer a foto de maneira que quando for efetuar os retoques ou as montagens, consumam menos tempo e não fiquem artificiais, pensar em como será a foto antes de produzí-la ajuda muito, saber qual é a melhor posição, se a luz está boa, etc...Bom, ja me alongei demais aqui, vamos ao que interessa.

Pra ilustrar melhor a importância do que vou fazer aqui vou dar um exemplo, uma agência de publicidade está preparando uma campanha para divulgar uma marca de sapatos e querem que no estúdio o fotogrado faça a foto usando um snoot (é uma espécie de cone que direciona a luz do flash na hora de tirar a foto) para chamar a atenção para o sapato da modelo, ele não tem o equipamento, mas pode simular o efeito do photoshop.

Primeiro passo: (abra a imagem XD - ta bom, sei que foi sem graça -_-')

Imagem original

Resultado Final


Depois clique na ferramenta Rectangular Marquee Tool e segure depois selecine a Eliptical Marquee Tool.



Clique na área da imagem que você quer que tenha destaque e arraste formando a elipse em torno do objeto, se quiser que seja um círculo perfeito basta segurar SHIFT, no caso do exemplo que dei será no sapato da modelo.

Nessa imagem não fiz a seleção no lugar certo, mas não tem problema aqui vai mais uma dica, vá no menu Selection > Transform Selection.

A seleção poderá ser movida ou até mesmo redimenscionada para o tamanho e fora desejados, para isso basta clicar e arrastar um dos cantos e arrastar para aumentar ou diminuir o tamanho mantendo e mais uma vez se quiser manter a proporção é só segurar a tecla SHIFT.



Agora, é só abrir o Hue/Saturation como camada de ajuste, clica em ok.




Agora aperta Ctrl + i . Não se assutem a seleção feita cai direto na Layer Mask que é criada logo ao lado da camada de ajuste, inicialmente ela fica escura com a forma da seleção feita em branco, mas como usamos o Ctrl + i logo em seguida, nós invertemos a seleção, a layer mask vai ficar branca e a parte selecionada em preto.



Agora é só clicar duas vezes na camada de ajuste que criamos (Hue/Saturation) e digitar -70 no espaço ao lado de LIGHTNESS, ou seja, vamos escurecer a imagem, e ja podemos ver o resultado parcial do processo (a menos que você queira apenas destacar o rosto de alguma pessoa em uma foto como fazem em jornais e etc.)



Achou legal?Que bom, mas não acabou ainda, vamos dar o toque final, deixar isso com um acabamento melhor, 'trocando em miúdos' como diz um colega, vamos deixar as bordas da seleção mais suaves.

É só ir em no menu Filter > Blur > Gaussian Blur , se a opção Preview (fica abaixo do botão Cancelar) estiver desmarcada, clique nela para que possa visualizar o efeito sendo aplicado na imagem. Agora é só bom senso, clique na seta e arraste até achar que está bom, feito isso é só dar Ok.



Pronto, ficou legal né, podemos fazer o mesmo para simular outras coisas, como por exemplo uma janela, ou melhor a luz atravessando uma janela e ficando a sombra na modelo ou uma persiana, se não conseguir fazer é só deixar um post aqui que eu coloco um tutorial explicando.
Olha ai o resultado final.

P.S.: Aqui a imagem ficou escura demais em minha opinião, mas pra corrigir isso é só abrir o Hue/Saturation e aumentar um pouco o Lightness.




Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker