sexta-feira, 4 de julho de 2008

Blog Curso 2000 Balanceamento de cores. (simulando o filme fuji no pc)

Olá pessoal, vamos a mais uma edição do Blog Curso 2000 (XD)
Para os amantes do Photoshop ou simplesmente os que gostam de tratar suas próprias fotos, aqui vai uma dica rápida para deixar suas fotos ou imagens mais vivas, ou como costumo dizer com cores mais saturadas.
Logo abaixo está a imagem utilizada, sem nenhum tratamento.



Ao abrir a imagem no Photoshop vamos abrir uma camada de ajustes chamada Threshold, ao clicar nela vai abrir uma janela, clique na seta que fica abaixo da imagem e arraste para a esquerta até tudo ficar branco, depois aos poucos arraste de volta para a direita, vão começar a aparecer pontos pretos conforme for arrastando, logo segure shift e clique num dos pontos pretos da imagem, isto vai servir para marcar a parte mais escura da imagem, depois repita o processo só que de maneira inversa, arraste a seta completamente para a direita e aos poucos arraste para a esquerda, a imagem irá ficar totalmente escura e surgirão pontos brancos conforme você arrastar o cursor para a esquerda.
Feito isso pode fechar a janela clicando no botão CANCELAR, não dê ok, vão ficar as marcações em forma de alvo na imagem, mas não se preocupe, elas não aparecem depois que forem salvas.







Agora vamos abrir uma nova camada de ajuste Levels, ou se preferir usar as teclas de atalho CTRL + L, clique primeiro no conta-gotas preto e depois clique na marcação de número 1, ou seja na marcação do ponto preto.



Você vai notar que a imagem ficou um pouco escurecida, não se preocupe, selecione agora o conta-gotas branco e clique na segunda marcação, ou seja onde marcamos o ponto branco.
A imagem vai clarear um pouco, e se equilibrar.



Agora sim, você pode dar Ok e ir para a janela onde ficam as layers e pode achatar todas, basta dar um CTRL + E.
Muito bem agora vem a parte mais simples, basta ir no menu Image >> Mode >> Lab Color



Agora é só ir em Channels e selecionar o canal a, em seguida apertar CTRL + L e colocar 55 no mínimo e 200 no máximo, nos espaços que ficam logo abaixo da seta.
E repete o mesmo processo no canal b.


Agora volta para a layer normal, da imagem, não se assustem ela vai estar acinzentada, depois vai no menu Image >> Mode >> RGB Color



Tchan tchan tchan tchaaannnnnnnnnn, a imagem vai estar com cores bem vivas, as vezes ficam saturadas até demais, basta dar um CTRL + U que vai abrir a camada de ajuste Hue Saturation (matiz e saturação, pra quem usar o Photoshop em português) e ajustar em Saturarion, ai vai do bom senso e gosto de cada um.





Espero que tenham gostado, em breve postarei mais um blog curso 2000 pessoal!!

Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker