quarta-feira, 16 de julho de 2008

Apple é acusada de monopólio!

Na California do Norte um juíz confirmou a existência de um processo aberto por um utilizador do iTunes. Ele alegou que a Apple está forçando-o a comprar um iPod, foram apresentados dos os requerimentos necessários para a aceitação do processo, a Apple contra-argumentou que não existia uma ligação direta entre o iTunes e o iPod, já que os utilizadores podiam usar o computador para ouvir a sua música, sem necessitar do leitor.
Um argumento falho em minha opinião pois a empresa está tentando impedir o uso o software Harmony da Real Networks, que permite o uso de outras faixas de música protegidas no iPod, dentre as tentativas houveram até mesmo ameaças de processos.
A verdade é que quem prefere comprar música em lojas que não a iTunes Music Store não pode, de forma simples, utilizar esses ficheiros no iPod. E músicas compradas na iTunes Music Store apenas funcionam no iPod. Estes fatos sustentam a acusação de que a Apple criou um sistema fechado e, portanto, utiliza práticas monopolistas.
Um problema que pode ser sanado rapidamente por parte da Apple: liberar o iPod a outros formatos de música protegida, assim como licenciar a sua tecnologia de proteção Fairplay.
Certamente os responsáveis da empresa sabem disto, mas para que fazer isso se com esse "impecilho" eles já conseguiram praticamente todo o mercado só pra eles...

Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker