quinta-feira, 26 de junho de 2008

Blogcurso 2000

Muito bem, imagino que quase todos já tenham ao menos ouvido falar do photoshop e das maravilhas que ele faz com relação a tratamento de imagens, certo que mesmo sendo um software voltado para edição e tratamento de imagens, ainda assim muita gente usa com outras finalidades, como para criar belíssimos papéis de parede e colorir ilustrações (vale lembrar que o Illustrator é mais indicado para a última opção visto que é voltado para a ilustração vetorial).

E a versão CS3 veio ainda mais recheada de recursos, sendo capaz até mesmo de pequenas edições de vídeo e criação de objetos 3D, obviamente esses não são os pontos fortes do programa, nessa versão eles simplificou a interface de maneira que o usuário possa organizar a área de trabalho da maneira que achar melhor. Agora existe a possibilidade de agrupar paletas na mesma janela ou em colunas, bastando clicar, arrastar e soltar ao lado da outra ou na base de cada janela, também podemos expandir as janelas ou simplesmente visualizá-las em ícones.

Outra novidade foi à aplicação de filtros não destrutivos para nas camadas, o Smart Filters, lembra algo? Na verdade qualquer filtro aplicado a um Smart Object é um Smart Filter, depois de aplicados eles podem ser ajustados a qualquer momento, escondidos ou mesmo removidos das camadas. A maior parte dos filtros pode ser aplicada como Smart Filter exceto: Extract, Liquify, Pattern Maker e Vanishing Point. Além disso, também é possível utilizar os ajustes Shadow / Highlights e Variations como Smart Filters.

Mas com certeza pra que sempre teve pouca paciência para recortar imagens, até mesmo alguns fundos um pouco complicados foi desenvolvida uma nova varinha, a Quick Selection, ela tem um padrão de seleção muito mais refinado que a varinha mágica (Wand Tool), bastando clicar e arrastar sobre o objeto desejado e a seleção vai se formando em torno do mesmo, ou se preferir para um recorde de cabelo de imagens muito grandes caso não deseje fazer o recorte com precisão pelo canal alfa ou o fundo não permite por ser muito escuro, basta usar o Filtro Extract que abrirá uma janela e basta selecionar o que quer recortar com o pincel e indicar se quer que o continuar com a parte de dentro ou de fora da imagem, clicando na Fill Tool e depois na área da imagem, se estiver satisfeito com o recorte efetuado, basta clicar em Ok.

Mr. Iu

Nenhum comentário:

tracker